Museu


De Mauá da Serra para o Brasil

Não é nenhum exagero afirmar que a experiência do pioneiro Herbert Bartz, de Rolândia (Norte do PR), aliada à perseverança e comprometimento dos produtores de Mauá da Serra e dos Campos Gerais, PR, mudou completamente a agricultura brasileira.

Hoje, o Sistema Plantio Direto está espalhado pelo país e é adotado em todas as atividades agropecuárias. Ajudou a controlar a erosão, recuperou o solo, proporcionou o aumento da produção e produtividade, viabilizou a agricultura em larga escala no Cerrado, levou mais renda ao pequeno e médio produtor, conciliou a atividade econômica com a preservação do ambiente e a viabilidade da agricultura familiar.

E para contar essa história da implantação do novo sistema de produção no município, a Associação Cultural e Esportiva de Mauá (ACEM) e o grupo de produtores (Grupo de Desenvolvimento de Tecnologias), encabeçaram a construção do Museu do Plantio Direto de Mauá da Serra, inaugurado em novembro de 2012.

A persistência e o envolvimento desses produtores e da ACEM, viabilizaram o projeto buscando recursos através de patrocínios, doações e repasses de verbas pela iniciativa privada e também pelo poder público.

Ao preservar a história do Plantio Direto e lembrar as dificuldades enfrentadas que levaram ao desenvolvimento desse sistema, os produtores deixam um legado para as futuras gerações. Um legado de união, de comprometimento e respeito à terra.